Como superar a distância e realizar apresentações incríveis nas plataformas como Zoom, Google Meets e várias outras na internet?
No dia 16 de março de 2020 a cidade de São Paulo parou. Nos vimos, de repente, presos em casa.
O choque foi enorme!
Tudo virou de cabeça para baixo e tivemos que improvisar para administrar o trabalho, os estudos e a família dentro de casa. Afinal, é isso que temos que fazer: consertar avião enquanto ele ainda está no ar.
Um ano após o início da pandemia, apesar de todas as mudanças, ainda estamos em casa e as apresentações online não param.
A briga: PPT vs Pandemia
Com o lockdown, você que está lendo o nosso blog deve estar trabalhando em casa, no famoso “home office”. Acertei? Nos últimos meses percebi que as apresentações, que já eram ruins quando apresentadas pessoalmente, ficaram ainda piores com o Zoom e as crianças chorando em casa.
A verdade é que, mais do que nunca, as apresentações precisam se conectar com o público-alvo. E como fazer isso? Contando histórias!
Nós gostamos de ouvir histórias. É isso que prende a nossa atenção desde sempre.
Não lembramos de todos os detalhes do filme que assistimos na última semana, mas sabemos contar o enredo, falar sobre os personagens e compartilhar a “moral da história”.
Em uma apresentação – online ou não, no Zoom ou presencial – a história é o mais importante porque é o que gera conexão com sua audiência. Mas há outros cuidados que você precisa ter para complementar a experiência.
Veja os 5 erros mais comuns que vi ao longo da pandemia:
#1 - Não falar olhando para a câmera
Ao olhar para o buraquinho da câmera, as pessoas do outro lado sentem que você está olhando diretamente para cada uma. Naturalmente a conexão fica mais forte.
#2 - Não incentivar a participação da audiência
Ninguém vai aguentar ficar só ouvindo você falar sem parar. Por isso, é fundamental que você crie interações, dinâmicas, quiz, perguntas retóricas e crie um suspense para o clímax da sua apresentação.
#3 - Falar sem alterar o tom de voz
Você já teve aquele professor que falava no mesmo tom a aula inteira e batia uma vontade gigantesca de dormir? Isso acontece porque o tom está baixo e sem alteração. Dê ênfase nas palavras mais importantes.
#4 - Tenha água por perto
Ao falar durante muito tempo, é natural que a garganta fique seca (o que intensifica com o nervosismo). Mantenha seu copo cheio no ambiente de trabalho para não passar nenhum aperto durante as reuniões.
#5 - Ultrapassar o tempo disponível
Infelizmente, este não é um erro exclusivo das apresentações online, mas resolvi colocar nesta lista porque é super importante e ninguém dá a devida atenção.
Use até 50% do tempo da reunião para apresentar, o restante do tempo deve ser utilizado para dúvidas, próximos passos e imprevistos.
Também criamos um post no Insta @minimizaapresentacoes com os 5 cuidados que você precisa ter em uma reunião online. Clique aqui para ver no detalhe.
As apresentações continuaram existindo na pandemia...
Esse "pequeno" detalhe liga o sinal de alerta de que sim, precisamos continuar aprendendo e aprimorando nossas habilidades.
Há vários conteúdos do MINIMIZA sobre esse tema, incluindo o e-book “Como fazer apresentações corporativas à distância”. Faça seu cadastro aqui e receba por e-mail, tenho certeza que vai te ajudar MUITO!
Comments