Diariamente recebemos inúmeros depoimentos de profissionais preocupados com detalhes que não fazer qualquer diferença na hora de criar uma apresentação... será que é o seu caso? No texto de hoje você vai entender os 5 passos para criar uma apresentação perfeita e ainda poderá fazer download de um checklist que o time MINIMIZA está disponibilizando gratuitamente! Vamos lá?!
Qual é a primeira coisa que você faz quando descobre que precisa criar uma apresentação?
Sua primeira ação, certamente, é abrir o PowerPoint ou qualquer outro software de criação de slides.
Se sim, esse é um dos maiores erros que você e muitos outros profissionais cometem quando o assunto é apresentação. Como você vai começar a criar se nem parou para pensar no seu conteúdo e como vai mostrá-lo de uma maneira mais visual?
De nada adianta abrir o PPT se você não planejou e roteirizou sua apresentação!
Isso mesmo: antes de criar os slides, você precisa passar por duas etapas fundamentais: planejamento e roteiro.
Só depois de ter planejado e roteirizado a sua apresentação é que, de fato, você poderá começar a criar os slides e dar os próximos passos na apresentação.
No Método Sem Firulas, primeiro método de apresentações aprovado e chancelado pelo Ministério da Educação, organizamos a criação de uma apresentação em 5 passos.
Nos parágrafos a seguir vamos falar mais sobre cada um desses passos e, ao final, você poderá fazer o download do checklist, nosso material gratuito desenvolvido para você não esquecer nenhum detalhe importante antes de se apresentar. Vamos lá?!
PASSO 1 - PLANEJAMENTO
Para começar, precisamos entender qual é o objetivo principal da nossa apresentação, quem é o público-alvo (perfil da nossa audiência) e quanto tempo temos para apresentar.
Pode parecer bobo, mas responder essas perguntas de forma direta e objetiva vai fazer toda a diferença no resultado final!
Tem gente que acha uma perda de tempo se planejar, mas já pensou como seria fazer uma viagem sem planejamento? E como trocar de carro sem fazer um planejamento financeiro?
Há outros detalhes para essa etapa, mas comece colocando no papel:
Seu objetivo principal;
Características do público; e
Tempo disponível.
PASSO 2 - ROTEIRO
Estudiosos da comunicação falam que devemos investir 60% do nosso tempo planejando e roteirizando uma apresentação. Desses 60%, a maioria é para criar o roteiro. Mas por que isso acontece?
Porque seres humanos AMAM histórias!
Não conseguimos decorar números de telefone ou fórmulas da física, porém lembramos alguns detalhes de histórias que ouvimos uma única vez. E é exatamente por isso que você deve investir tanto tempo no roteiro…
Defina a mensagem principal da sua apresentação, aquela que você vai repetir várias vezes e precisa ficar grudada na cabeça da sua audiência!
A partir daí, comece a criar sua história - de preferência no papel - para que a sua mensagem seja forte o suficiente para prender a atenção de todos.
Em seguida, defina o conteúdo que entra em cada slide. Lembre-se que o slide é como se fosse a cena de um filme: apenas uma coisa pode estar acontecendo nele.
Os primeiros passos para criar um bom roteiro:
Defina a mensagem central;
Rascunhe sua história no papel sem abrir o PPT; e
Escolha como distribuir o conteúdo em cada slide.
PASSO 3 – LAYOUT DOS SLIDES
Agora sim mergulhamos de cabeça no PowerPoint e nosso mantra é MENOS É MAIS.
Quanto menos elementos desnecessários você colocar no slide, melhor! Isso faz com que a chance de você errar ou exagerar reduza muito.
Explore recursos visuais para tornar seu conteúdo de fácil entendimento utilizando ícones, imagens, ilustrações, GIFs e até vídeos.
Organize os elementos de maneira que fiquem harmônicos, além de destacar palavras ou frases curtas que destacam o objetivo do seu slide.
Por fim, elimine todas as firulas! São as firulas que deixam seus slides feios e bregas.
Resumindo esta etapa, você precisa:
Explorar diferentes recursos visuais;
Organizar os elementos dos slides; e
Tirar todas as firulas.
PASSO 4 - ORATÓRIA
Não existe boa apresentação sem um bom apresentador! Dito isso, a melhor dica que podemos te dar sobre oratória é ensaiar. Ensaie exaustivamente!
Quanto mais importante for a apresentação, mais você precisa ensaiar.
Quanto menos tempo você tem para apresentar, mais você precisa ensaiar.
Faça seus treinos utilizando a câmera do seu celular (esqueça o espelho!) e assista os vídeos.
Dessa maneira você consegue analisar sua performance e corrigir o que te incomoda.
Seja no presencial ou no online, ensaiar várias vezes é o melhor caminho para melhorar sua oratória!
PASSO 5 – CHECKLIST
Assim como você não sai de casa sem antes conferir se pegou tudo que precisava, não vá apresentar sem antes conferir se todos os detalhes da apresentação final estão certos.
O Checklist entra como a última etapa do seu processo, assim você irá conseguir minimizar os erros, o que ajudará na sua performance final.
Portanto, nossa recomendação final é que você clique aqui e baixe nosso Checklist, um material gratuito que o time MINIMIZA preparou para você não esquecer nenhum detalhe importante antes de se apresentar. Baixe agora!
Comments