“O template padrão da empresa é obrigatório nas apresentações!”
Nós já ouvimos muitas vezes isso nas empresas de médio e grande porte em que trabalhamos. E temos certeza de que você já ouviu por aí também, certo?
Se você já foi obrigado a usar o template padrão da empresa nas apresentações, vem com a gente neste texto porque vamos mostrar que isso não passa de uma fake news.
E, claro, vamos mostrar como você pode surpreender sua audiência com uma apresentação criativa e sem fugir da identidade visual da empresa.
Pra começar, uma pergunta: onde está escrito que é realmente obrigatório usar o template padrão da empresa?
A grande verdade é que essa tal "obrigatoriedade" não é algo formalizado dentro das empresas, mas, sim, uma informação passada no boca a boca entre funcionários, entre os níveis hierárquicos, de um time pra outro.
Ou seja, formalmente não é obrigação, mas, sim, uma recomendação. São duas palavras de significados completamente diferentes, não é mesmo? Ou seja...
Template padrão não passa de uma fake news!
A gente já teve essa experiência trabalhando em grandes empresas do mercado, e também treinando times de grandes companhias que fazem parte do nosso portfólio, como Coca-Cola, Warner, XP e C&A, por exemplo.
Muitos colaboradores descobrem no próprio treinamento, com o RH presente, que o template padrão não é obrigatório.
Por que ainda insistem no template padrão?
O template padrão é uma recomendação para que as apresentações não fujam da identidade visual da empresa.
Usar um template padrão é uma forma de manter a identidade visual da empresa consistente em todas as apresentações, pois os elementos gráficos e de formatação já estão pré-definidos.
Dessa forma, as empresas asseguram que as cores, fontes, logotipos e outros elementos gráficos que representem a marca serão utilizados de forma correta nas apresentações, inclusive nas apresentações feitas por profissionais que não trabalham nas áreas criativas.
Template Padrão da Empresa versus Manual da Marca
Se o template não é uma obrigação, e, sim, uma recomendação... você já deve ter sacado que dá pra inovar apostando em um design diferente e criativo para a apresentação. Isso, inclusive, é o que vai chamar a atenção da sua audiência e destacar a sua apresentação em relação às demais, principalmente entre os seus chefes.
Como inovar e ser criativo sem passar do ponto?
Usando o manual de marca!
É possível fazer uma apresentação personalizada sem usar o template padrão e seguindo a identidade visual da empresa.
No manual da marca você vai encontrar todas as normas e orientações com relação às cores, fontes, logotipos, tipos de imagens e outros elementos gráficos que compõem a identidade visual da empresa.
Com essas orientações você tem a liberdade para ser criativo e a segurança de que não vai exagerar, pois usando a identidade visual da empresa você garante que a marca vai ser facilmente reconhecida na sua apresentação.
Você sabe de qual marca é esse slide mesmo sem ter feito qualquer menção. Não é mesmo?!
Esse é o poder de uma marca consistente e uma identidade visual bem aplicada!
As Fake News das apresentações
Desmistificar as apresentações é sempre uma das primeiras etapas nos nossos treinamentos in company.
Muitos profissionais e empresas carregam crenças que não fazem qualquer sentido na hora de criar uma apresentação, e só repetem aquilo que todo mundo faz – tornando isso uma regra dentro das organizações.
É preciso mudar essa mentalidade – e felizmente temos conseguido isso nos treinamentos in company, como evidenciado pelo time da Schaeffler em outro artigo do blog.
Quer também levar o nosso treinamento pra sua empresa e mudar a forma como seu time faz apresentações?
Tenha o MINIMIZA como parceiro na qualificação dos seus colaboradores. Nossos treinamentos in company vão ajudar seu time a criar apresentações corporativas sem firulas gastando a metade do tempo.
Para saber mais, visite nosso site ou envie um e-mail para vargas@minimizaapresentacoes.com.
Comments